Discovery: teste com válvula de hidrogênio é alentador

Os resultados iniciais dos testes com a válvula de hidrogênio do ônibus espacial Discovery, que teria apresentado problemas na terça-feira, são alentadores, informou a Nasa nesta quarta.

AFP |

"Os testes iniciais da válvula não revelaram qualquer problema", disse na noite de hoje à AFP Allard Beutel, porta-voz do Centro Espacial Kennedy.

Os engenheiros testaram em cinco ocasiões os comandos de abrir e fechar a válvula, sempre com sucesso.

Isto parece indicar que a válvula não está quebrada e que o problema detectado ao encher o tanque externo com hidrogênio e oxigênio líquidos foi provocado por uma falsa indicação dos medidores, como suspeitavam os engenheiros.

Na terça-feira, a Nasa adiou, pela segunda vez, o lançamento do Discovery, que deveria decolar na madrugada de hoje.

Na segunda, a agência espacial já havia adiado a partida do Discovery devido a más condições meteorológicas.

A atual janela de lançamento do ônibus espacial se fecha no dia 31 de agosto, mas com possibilidade de lançamento nos dias 1 e 2 de setembro, o que reduziria a atual duração da missão, prevista para 13 dias.

A próxima janela de lançamento se abrirá apenas no dia 13 de outubro, segundo a Nasa.

Este será o quarto voo do Discovery em 2009, de cinco previstos. É ainda o voo 128 de um ônibus espacial e o 30º destinado à construção da ISS.

Após esta missão, serão realizados apenas mais seis voos de ônibus espacial antes da retirada das três naves (Endeavour, Discovery e Atlantis) de operação, em setembro de 2010.

O Discovery levará à ISS a astronauta americana Nicole Stott, que substituirá na Estação Espacial seu compatriota Tim Kopra, que voltará à Terra.

js/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG