Discovery retorna à Terra após missão de 15 dias

Por Irene Klotz CABO CANAVERAL, EUA (Reuters) - O ônibus espacial Discovery retornou com segurança à Terra nesta terça-feira, após completar uma missão de 15 dias para reabastecimento da Estação Espacial Internacional, encerrando assim a 13a viagem desse programa de transporte da Nasa.

Reuters |

A Discovery e seus sete astronautas chegaram num pouso suave na Terra às 9h08 (10h08 pelo horário de Brasília), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A nave voltou de uma estada de 10 dias de permanência na estação espacial, completando um projeto de 100 bilhões de dólares que envolveu 16 países e fora planejado desde 1998.

O comandante da Discovery, Alan Poindexter, e o piloto Jim Dutton acionaram os retrofoguetes do ônibus espacial às 8h02, quando estavam sobre o Oceano Índico, para deixar a órbita e se dirigirem à base da nave na Flórida.

O tempo ruim levou ao adiamento do retorno, programado inicialmente para segunda-feira, ampliando assim uma missão que já havia sido estendida em um dia para que os astronautas pudessem usar o sistema de comunicações da estação espacial para a realização de uma inspeção no escudo térmico da nave.

A nave e seus sete tripulantes passaram dez dias na Estação Espacial, um projeto em construção desde 1998.

O ônibus entregou à Estação um depósito de cargas, do tamanho de um microônibus, cheio de equipamentos e prateleiras para experiências científicas, além de um quarto alojamento fornecido pelos EUA, uma câmara escura para o laboratório norte-americano de bordo e outros mantimentos.

O compartimento de cargas italiano que volta à Terra foi embalado junto com equipamentos antigos e outros itens já desnecessários na Estação.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG