Discovery prepara pouso na Flórida após 15 dias no espaço

O ônibus espacial Discovery saiu de órbita na terça-feira e começou a planar de volta à Terra, um processo que leva uma hora e marca o final dos 15 dias de missão para reabastecer a Estação Espacial Internacional.

Reuters |

O pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, está previsto para as 9h08 (10h08 em Brasília), após sucessivos adiamentos desde segunda-feira por causa do mau tempo.

Voando de cabeça para baixo e para trás, cerca de 350 quilômetros acima do oceano Índico, o comandante Alan Poindexter e o piloto Jim Dutton acionaram os dois foguetes de frenagem do Discovery às 9h02 (hora de Brasília), de modo a sair de órbita e pegar o caminho da base.

A nave e seus sete tripulantes passaram dez dias na Estação Espacial, um projeto de 16 países e 100 bilhões de dólares, em construção desde 1998.

O ônibus entregou à Estação um depósito de cargas, do tamanho de um microônibus, cheio de equipamentos e prateleiras para experiências científicas, além de um quarto alojamento fornecido pelos EUA, uma câmara escura para o laboratório norte-americano de bordo e outros mantimentos.

O compartimento de cargas italiano que volta à Terra foi embalado junto com equipamentos antigos e outros itens já desnecessários na Estação.

Leia mais sobre: ônibus espacial

    Leia tudo sobre: ônibus espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG