Discovery aterrissa na Flórida sem problemas

WASHINGTON - O ônibus espacial americano Discovery aterrissou este sábado com sete astronautas a bordo no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, ao término de uma missão de 15 dias.

Redação com agências internacionais |

AFP/Nasa
Discovery aterrissa na Flórida
As rodas do Discovery tocaram a pista número 15 às 15H15 GMT (12H15 de Brasília), como previsto, sob um céu parcialmente nublado.

Durante sua excursão, que fez 218 órbitas, os astronautas instalaram na Estação Espacial Internacional (ISS) o enorme laboratório japonês "Kibo".

Objeto estranho

Na sexta-feira, os astronautas do "Discovery" observaram um objeto flutuante se distanciando da nave.

Os técnicos da Nasa no Centro Johnson, de Houston (Texas), analisaram as fotografias tiradas pelos astronautas e concluíram que o objeto não representa risco para a segurança da nave.


O objeto, que mede entre 30 e 45 centímetros, parece ser uma de três pequenas argolas metálicas térmicas localizadas na borda frontal do timão da nave, que agora completa 200 órbitas da Terra a mais de 27 mil km/h.

Os astronautas viram o objeto depois que foram acesos os foguetes propulsores da nave, que permaneceu acoplada à ISS por oito dias, 17 horas e 39 minutos, até quarta-feira.

Uma brecha neste revestimento causou, em fevereiro de 2003, a explosão da nave "Columbia" e a morte de seus sete astronautas quando retornavam à Terra após uma missão de 16 dias.

(*Com informações das agências EFE e AFP)

Leia mais sobre: Discovery

    Leia tudo sobre: discovery

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG