Dirigentes palestinos discutirão trégua com Israel, diz Hamas

Cairo, 25 abr (EFE).- O dirigente do Hamas Mahmoud Zahar assegurou que os líderes das diferentes facções palestinas se reunirão na próxima semana no Cairo (Egito) para discutir uma trégua com Israel, informa hoje a imprensa egípcia.

EFE |

Zahar, ex-ministro de Assuntos Exteriores palestino, anunciou o encontro em uma entrevista coletiva ontem à noite, depois de se reunir com uma delegação no Cairo liderada pelo chefe da inteligência egípcia, Omar Suleiman, para discutir os termos de uma possível trégua com Israel.

Os termos dessa trégua, aceitos pelo grupo islamita graças à mediação egípcia entre Hamas e o Estado judeu, contemplam o fim do bloqueio econômico imposto por Israel sobre a Faixa de Gaza desde junho do ano passado, quando o movimento islâmico assumiu o controle do território.

Segundo Zahar, esse período que definiu como de "calma" começará em Gaza e se estenderá, "com os esforços egípcios", nos seis meses seguintes à Cisjordânia, controlada pelo Fatah, a facção rival do Hamas liderada pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Zahar insistiu em que o acordo tem de acontecer de maneira simultânea, ser mútuo e coincidir com a reabertura dos postos fronteiriços e o fim das sanções.

Além disso, o dirigente do Hamas declarou que os responsáveis egípcios se comprometeram a discutir com Israel a retomada do processo de paz e a adoção de medidas urgentes para fornecer combustível à Faixa de Gaza. EFE nq/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG