Dirigentes conseguem primeiro cessar-fogo com talibãs antes das eleições

Dirigentes locais afegãos conseguiram pela primeira vez um acordo de cessar-fogo com os talibãs na região oeste do país visando às eleições presidenciais de 20 de agosto, anunciou nesta segunda-feira a presidência.

AFP |

O acordo foi alcançado no fim de semana na província de Badghis, onde a multiplicação dos atentados obrigou à mobilização de milhares de soldados americanos para garantir a segurança nas eleições de 20 de agosto, que também serão provinciais.

"Desde sábado foi estabelecido um cessar-fogo no distrito de Bala Murghab, província de Badghis, graças aos esforços e à mediação dos idosos (autoridades locais) e a sua influência junto à população da província", indicou um porta-voz do presidente afegão Hamid Karzai, que aspira sua reeleição.

Os talilbãs se abstiveram até o momento de qualquer comentário sobre o acordo.

Karzai é alvo de críticas de seus adversários e detratores por não ter feito o suficiente para melhorar a segurança em um país devastado pela guerra desde que a coalizão internacinal liderada pelos Estados Unidos expulsou os talibãs do poder no final de 2001.

shk-br/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG