Dirigentes anunciam nova coalizão política no Iraque

Bagdá, 24 ago (EFE).- Dirigentes políticos anunciaram hoje a criação da Coalizão Nacional Iraquiana como uma nova aliança política para as eleições de janeiro, e que reúne grupos de várias ideologias e confissões.

EFE |

A nova aliança inclui membros do xiita Conselho Supremo Iraquiano e de uma das facções do partido islamita Dawa, mas o grupo político do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, foi excluído.

A nova coalizão substitui a antiga Aliança Unida do Iraque, cujos membros eram todos xiitas.

Em reunião realizada hoje e televisionada pelo canal "Al Iraqiya", os líderes, entre eles vários sunitas, deixaram as portas abertas para outras facções que quiserem se unir à coalizão.

"As bases desta coalizão são não confessionais", disse Ibrahim al-Jaafari, ex-primeiro-ministro e líder de uma das facções do partido Dawa, que rompeu laços com o atual primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, cujo partido está fora desta coalizão.

"A coalizão busca a soberania e a unidade do país, a separação de poderes, a independência judicial, a luta contra o terrorismo e a alternância no poder", acrescentou.

Jaafari foi eleito líder da nova coalizão, substituindo Abdel Aziz al-Hakim, que liderava a antiga Aliança Unida do Iraque, formada para as eleições legislativas de 2005.

Nesta nova coalizão, estão também os simpatizantes do clérigo xiita Moqtada al-Sadr, o mais crítico à ocupação americana.

Jaafari fez uma chamada para que se unam à nova coalizão os dois principais partidos políticos curdos: o Partido Democrático do Curdistão, de Masoud Barzani, atual presidente curdo; e a União Patriótica do Curdistão, o partido do presidente iraquiano, Jalal Talabani.

"Esta coalizão busca ganhar as eleições parlamentares (convocadas para janeiro) e estabelecer um Governo forte e permanente", disse Adel Abdel Mahdi, vice-presidente xiita, na cerimônia de criação da coalizão. EFE nq-jrg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG