Dirigente terrorista se entrega às forças argelinas em Tlemcen

Argel, 28 out (EFE).- Um importante dirigente da organização terrorista Grupo dos Protetores da Pregação Salafista (GPPS) se entregou às forças de segurança argelinas na província de Tlemcen, no oeste do país, informaram hoje fontes policiais.

EFE |

Trata-se de Bouterfas Abdelhalim - conhecido como "Naeem" -, responsável por questões religiosas e de promulgação de "fatwas" no GPPS.

Segundo as mesmas fontes, o terrorista se apresentou no quartel de Gendarmaria de Tlemcen, entregou um fuzil de tipo kalashnikov e anunciou sua decisão de abandonar a jihad (guerra santa).

Bouterfas, que tinha se unido aos grupos terroristas em 1998, explicou que não estava mais convencido "da justiça das atividades armadas" na Argélia e ofereceu às forças de segurança importantes informações sobre a implantação e as atividades do GPPS, disseram as fontes.

Este grupo é dirigido por Mohammed Bensalim e se apresenta como rival da organização Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), nome adotado em outubro de 2006 pelo Grupo Salafista para a Pregação e o Combate (GSPC). EFE sk/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG