Diretora do UNPFA espera que Obama reforce apoio a esta agência

Londres, 12 nov (EFE).- Thoraya Ahmed Obaid, diretora-executiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), expressou hoje sua grande confiança de que o próximo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reforçará o apoio de Washington a esta agência internacional.

EFE |

Em declarações à Agência EFE por ocasião da apresentação em Londres do relatório sobre o estado da população mundial, Obaid disse que há muitas indicações de que Obama está "profundamente comprometido" com a defesa do direito da mulher para decidir livremente o número de filhos que terá e escolher o método anticoncepcional a adotar.

A alta funcionária da ONU disse, por outro lado, que os países em desenvolvimento cumpriram sua parte dos objetivos fixados na Conferência sobre a População celebrada no Cairo em 1994, no qual foi combinado fornecer US$ 21 bilhões ao Fundo para 2005.

Os países pobres deviam correr com dois terços deste total através de seus orçamentos nacionais, e fizeram isto até quase 90%, enquanto os países desenvolvidos só apresentaram 50% do terço restante ao qual se comprometeram. EFE jr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG