Diretor de segurança da Somália morre em enfrentamentos

Johanesburgo, 11 jul (EFE).- O diretor de segurança do Governo Federal de Transição da Somália, Nur Hassan Ali, morreu hoje durante enfrentamentos entre as forças governamentais e milícias radicais islâmicas, que tentam derrubar Sharif Sheikh Ahmed da Presidência, informou a imprensa local.

EFE |

Segundo o site da rádio local "Shabelle", oficiais do Governo que não foram identificados confirmaram que Ali, morreu no bairro de Abdal Aziz, o norte de Mogadíscio.

Autoridades sanitárias e oficiais de trânsito informaram à rádio que outras 40 pessoas, a maioria delas civis, ficaram feridas.

Nos enfrentamentos, que começaram no começo da manhã, tanto forças governamentais quanto os rebeldes islâmicos, utilizaram artilharia pesada, segundo testemunhas.

A rádio afirmou também que, nos últimos dias, os dois grupos tinham transferido suas bases para o norte da cidade, já que não havia combates na região.

Ontem, as Nações Unidas denunciaram que as violações dos direitos humanos registradas no conflito da Somália podem constituir crimes de guerra.

O conflito na Somália, que explodiu em 1991 e desde então continuou de maneira intermitente, se intensificou nos últimos dias na capital, Mogadíscio.

Após várias tentativas, os esforços da paz na Somália foram novamente paralisados em maio, quando a milícia islamita Al Shabab e o grupo armado aliado Hisbul Islã lançaram uma nova ofensiva contra as forças do Governo Federal de Transição.

Segundo a ONU, "testemunhas relataram que grupos do Al Shabab perpetraram execuções extrajudiciais, plantaram minas, bombas e outros explosivos em áreas civis e dispararam morteiros indiscriminadamente em zonas povoadas ou frequentadas por civis".

Além disso, denunciou que há cada vez mais evidências de recrutamento de crianças - a maioria entre 14 e 18 anos - pelos diversos grupos armados que operam na Somália", o que é uma grave violação do direito internacional humanitário. EFE hc/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG