Direita ganha na Galícia e nacionalistas lideram no País Basco (parciais)

Os nacionalistas venceram no País Basco (norte da Espanha) mas não conquistaram a maioria absoluta com seus aliados, enquanto a direita recuperou o poder na Galícia (noroeste), segundo resultados parciais das eleições regionais realizadas neste domingo.

AFP |

Os conservadores do Partido Popular (PP) ganharam na Galícia, segundo resultados oficiais parciais divulgados depois da apuração de 40,59% dos votos.

O PP conquistou a maioria absoluta no Parlamento da Galícia, com 39 cadeiras de um total de 75. Os socialistas ficaram com 24 cadeiras, e seus aliados regionalistas do BNG com 12. Assim, os conservadores recuperaram uma região que governaram durante 24 anos, até 2005.

No País Basco, onde 73,85% dos votos foram apurados, os nacionalistas do PNV, no poder, obtiveram uma maioria relativa, com 29 cadeiras de um total de 75, diante do Partido Socialista (26), do PP (12) e dos separatistas moderados do Aralar (5).

Os dois partidos aliados do PNV, EA e EB, ganharam uma cadeira cada um, o que não é suficiente para garantir a hegemonia do PNV após 29 anos de poder.

fz/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG