Os nacionalistas venceram no País Basco (norte da Espanha) mas não conquistaram a maioria absoluta com seus aliados, enquanto a direita recuperou o poder na Galícia (noroeste), segundo resultados parciais das eleições regionais realizadas neste domingo.

Os conservadores do Partido Popular (PP) ganharam na Galícia, segundo resultados oficiais parciais divulgados depois da apuração de 40,59% dos votos.

O PP conquistou a maioria absoluta no Parlamento da Galícia, com 39 cadeiras de um total de 75. Os socialistas ficaram com 24 cadeiras, e seus aliados regionalistas do BNG com 12. Assim, os conservadores recuperaram uma região que governaram durante 24 anos, até 2005.

No País Basco, onde 73,85% dos votos foram apurados, os nacionalistas do PNV, no poder, obtiveram uma maioria relativa, com 29 cadeiras de um total de 75, diante do Partido Socialista (26), do PP (12) e dos separatistas moderados do Aralar (5).

Os dois partidos aliados do PNV, EA e EB, ganharam uma cadeira cada um, o que não é suficiente para garantir a hegemonia do PNV após 29 anos de poder.

fz/yw

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.