Diplomatas norte-coreanos se preparam para anúncio importante (imprensa)

A Coréia do Norte pediu a seus diplomatas no exterior que estejam preparados para um anúncio importante, que poderá estar ligado ao estado de saúde do líder norte-coreano, Kim Jong-Il, informou neste sábado um jornal japonês.

AFP |

Pyongyang ordenou a seus diplomatas que permaneçam no mesmo lugar e que limitem seus deslocamentos, indicou o Yomiuri Shimbun, citando fontes anônimas, especialistas em questões norte-coreanas.

Segundo estas, o anúncio, aguardado para os próximos dias, poderá estar relacionado ao estado de saúde de Kim Jong-Il ou às relações entre as duas Coréias, indicou o periódico.

"Soubemos da informação; estamos verificando", ressaltou um porta-voz dos serviços de inteligência sul-coreanos.

O dirigente norte-coreano, de 66 anos, não é visto em público desde 14 de agosto. No dia 9 de setembro não assistiu ao grande desfile pelo 60º aniversário do regime comunista de Pyongyang, o que alimentou rumores sobre a deterioração de seu estado de saúde.

As autoridades sul-coreanas indicaram que Kim Jong-Il foi operado depois de sofrer um acidente vascular cerebral em meados de agosto, e que estava se recuperando. Pyongyang desmentiu categoricamente qualquer problema de saúde de seu "Querido Líder".

si-ckp/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG