Diplomata russo otimista sobre aprovação na ONU de resolução para Geórgia

O embaixador russo na ONU se manifestou otimista nesta quinta-feira sobre a aprovação, por parte do Conselho de Segurança, de um novo projeto de resolução para formalizar um cessar-fogo acertado entre Moscou e Tbilisi.

AFP |

"Acho que seria possível ter esta resolução dentro em pouco", declarou o embaixador Vitaly Churkin à imprensa.

Churkin admitiu que, no momento, ainda não é possível firmar um novo projeto de resolução, porque há "alguns pontos a analisar", mas não deu detalhes.

O diplomata explicou que há negociações em andamento sobre uma nova versão, que "retomará clara e precisamente" o plano de seis pontos negociado pelo presidente francês, Nicolás Sarkozy, com seu homólogo russo, Dmitri Medvedev.

O plano de paz, aprovado mas ainda não firmado por ambas as partes, prevê o regresso das forças georgianas a seus quartéis e a retirada das tropas russas a suas posições anteriores ao começo do conflito na Ossétia do Sul.

A França, que preside a União Européia, foi a negociadora do acordo, com aplicação em campo ainda muito frágil nesta quinta-feira.

Um diplomata ocidental, que pediu para não ser identificado, confirmou que foram obtidos avanços significativos sobre o texto, acrescentando que espera uma votação para antes deste final de semana.

ga/rpl/sd/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG