Diferenças entre Ahmadinejad e Moussavi não são tão grandes, diz Obama

Washington, 17 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que as diferenças políticas entre o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o candidato opositor Mir Hussein Moussavi não são tão grandes, e que qualquer que seja o resultado eleitoral o Irã terá um regime hostil a Washington.

EFE |

"As diferenças entre Ahmadinejad e Moussavi em termos de suas atuais políticas podem não ser tão grandes como se disse", declarou Obama em entrevista à "CNBC".

Segundo o presidente americano, "é importante entender que, de qualquer forma, estamos tratando com um regime no Irã que é hostil aos Estados Unidos".

"Temos um amplo interesse em não permitir que tenham poder nuclear e financiem o terrorismo", acrescentou.

Moussavi denunciou uma fraude eleitoral em favor de seu rival, o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad, que venceu o pleito em primeiro turno, segundo o Ministério do Interior iraniano.

Desde então, o Irã foi palco de protestos e distúrbios entre a oposição e as forças de segurança - apoiadas por milicianos islâmicos "Basij" - que deixaram pelo menos sete mortos.

Diante da tensão no país, o Conselho de Guardiães - órgão que deve validar os resultados eleitorais - decidiu realizar uma apuração parcial das urnas que apresentem irregularidades, medida que a oposição considera insuficiente. EFE int/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG