Diário oficial do Partido Comunista anuncia beatificação em Cuba

O diário oficial Granma divulgou nesta sexta-feira informação sobre a primeira beatificação que a Igreja Católica realiza em Cub, a do religioso José Olallo (1820-89) que será celebrada neste sábado, em meio a uom destacado apoio do governo comunista.

AFP |

"Amanhã, cerimônia de beatificação de Frei Olallo" - deu como manchete de página o órgão oficial do Partido Comunista (PCC), junto com sua biografia, e a quem chamou de o "pai dos pobres".

A beatificação "será presidida pelo Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito emérito da Congregação para a Causa dos Santos", diz o comunicado.

Olallo era membro da ordem Hospitalar San Juan de Dios e, embora não fosse sacerdote propriamente dito, o povo de Camagüey (leste) o chamava de "padre".

A cerimônia acontecerá na manhã de sábado na praça pública de Camagüey, com a presença de altas autoridades do Governo de Raúl Castro e será transmitida pela televisão estatal.

As relações entre a Igreja Católica e as autoridades comunistas cubanas foram contraditórias nos últimos 50 anos na Ilha, com períodos de fortes confrontos e outros de coabitação, como o atual, iniciado com a visita do Papa João Paulo II, em janeiro de 1998.

cb/mis/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG