ameaças globais , Obama pede união entre EUA e Europa - Mundo - iG" /

Diante de ameaças globais , Obama pede união entre EUA e Europa

Berlim, 24 jul (EFE).- O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, pediu hoje, em Berlim, uma maior unidade entre Estados Unidos e Europa para fazer frente às ameaças globais, como o terrorismo e a mudança climática, e lembrou que nenhum país, por mais poderoso que seja, pode vencê-las sozinho.

EFE |

"O único caminho é a unidade, derrubar barreiras e muros e construir em seu lugar pontes", disse Obama para mais de 100 mil pessoas que, na Coluna da Vitória, presenciaram o único discurso previsto do democrata na viagem européia iniciada em Berlim.

Após saudar repetidamente os berlinenses, a chanceler Angela Merkel e os demais políticos alemãs com quem se reuniu, Obama lembrou que Berlim representa "o sonho (...) da liberdade", em alusão aos tempos em que um muro dividia a cidade.

O democrata americano lembrou que, em um passado não tão distante, houve "diferenças entre EUA e Europa" - em alusão à Guerra do Iraque - e prometeu que "um novo Governo dos EUA" fará o possível para qie isso não se intensifique.

"Vamos reorganizar o mundo", disse em discurso de cerca de 25 minutos.

Obama se reuniu previamente com a chanceler Angela Merkel, e com o ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, com quem abordou a situação nos focos de conflito internacionais.

Segundo fontes governamentais, Obama e Merkel analisaram a disputa nuclear com o Irã, a situação do Afeganistão e Paquistão e o processo de paz no Oriente Médio, em um diálogo qualificado de "aberto".

A estadia de Obama em Berlim deu trabalho à Polícia, pois apesar do senador americano não ter oficialmente o status de chefe de Estado ou Governo, o dispositivo de segurança é similar.

Os arredores da Coluna da Vitória foram isolados, e todas as ruas adjacentes ao monumento foram bloqueadas e, para chegar ao espaço reservado ao público, era preciso passar por uma revista rigorosa.

EFE gc/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG