Diálogo para reconciliação palestina começa quinta-feira

CAIRO - O diálogo para a reconciliação dos grupos palestinos começará quinta-feira, no Cairo, antecedido por uma reunião preparatória que acontecerá amanhã.

EFE |

Segundo informações, as conversas reunirão, entre outros, o movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e o Fatah, que controla Cisjordânia e ao qual pertence o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

A mediação do diálogo, que deveria ter ocorrido nos dias 10 e 11 de novembro do ano passado caso o Hamas não tivesse desistido de última hora, ficará a cargo das autoridades egípcias.

Na reunião preparatória de amanhã, estará presente o "número dois" do Hamas, Moussa abu Marzuk, que chegará ao Cairo nas próximas horas vindo de Damasco, confirmou o próprio à rede de TV "Al Jazira".

De acordo com fontes próximas às conversas, Marzuk se reunirá com o ex-primeiro-ministro da ANP Ahmed Qorei, com quem se encontrou em 13 de fevereiro num primeiro contato entre representantes dos dois grupos em muitos meses.

O diálogo entre os cerca de dez grupos palestinos, incluindo a Jihad Islâmica, próxima ao Hamas, começará quinta-feira, em meio a fortes diferenças em relação à ultima ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza.

Sobre as conversas, Marzuk declarou à "Al Jazira": "Vamos dialogar sobre os temas pendentes de uma forma sábia e objetiva".

Tanto o Egito como os representantes da União Europeia consideram a reconciliação das forças palestinas vital para o avanço do processo de paz no Oriente Médio.

Leia mais sobre: Faixa de Gaza - Hamas - Fatah

    Leia tudo sobre: faixa de gazafatahhamas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG