Dia eleitoral no Quirguistão começa calmo

Moscou, 23 jul (EFE).- O dia das eleições presidenciais no Quirguistão começou hoje calmo e sem incidentes, informou a Comissão Eleitoral Central (CEC) dessa ex-república soviética na Ásia Central.

EFE |

"Todos os 2.281 colégios eleitorais abriram suas portas na hora estabelecida, 8h (23h de terça-feira em Brasília). Não houve registro de nenhum tipo de incidente", declarou um porta-voz da CEC, citado pela agência oficial russa "RIA Novosti".

Cerca de 2,7 milhões de cidadãos estão convocados às urnas para estas eleições, nas quais seis candidatos concorrem à Presidência quirguize.

O favorito é o atual presidente, Kurmambek Bakiyev, e seu principal adversário é o ex-primeiro-ministro e líder da oposição unificada, Almazbek Atambayev.

Mais de 500 observadores internacionais supervisionam a jornada eleitoral e a apuração, que começará imediatamente após o fechamento das urnas, previsto para as 20h locais (11h de Brasília).

O porta-voz da campanha de Atambayev, Batyk Beshimov, assegurou que a oposição "duvida da limpeza das eleições" e que, por isso, criou um sistema para controlar a participação eleitoral e fará pesquisas de boca-de-urna.

Às vésperas do pleito, Bakiyev advertiu que atuará com dureza contra "as tentativas de provocar desordens" durante as eleições.

As autoridades quirguizes proibiram as manifestações depois da jornada eleitoral. Além disso, o Governo mobilizou milhares de soldados na capital do país, Bishkek, com uma clara intenção de dissuadir eventuais protestos. EFE bsi/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG