Dia do Trabalho reúne número recorde de pessoas na Rússia

MOSCOU - As celebrações pelo Dia do Trabalho em Moscou bateram recorde nesta sexta-feira ao reunirem mais de 70 mil pessoas, segundo os organizadores.

EFE |

Os sindicatos, que arrastam a maioria dos participantes das festas dos trabalhadores realizadas na Rússia, desta vez disseram ter levado mais de 2,5 milhões de pessoas para as ruas do país, meio milhão a mais que no ano passado e o maior número já reunido para esta ocasião desde a queda do comunismo.

Este recorde não é apenas reflexo da crise, que fez a moeda russa, o rublo, perder 40% de seu valor e deixou seis milhões de pessoas desempregadas.

Outra razão importante para o grande número de russos nas celebrações pelo Dia do Trabalho é que, também pela primeira vez desde o fim da União Soviética (URSS), os sindicatos se confraternizaram com o partido governista Rússia Unida, liderado pelo primeiro-ministro Vladimir Putin.

Em Moscou, o Rússia Unida e os sindicatos anunciaram a participação de mais de 25 mil pessoas em sua festa, realizada sob o lema "Trabalho, salário, vida digna".

Um dos ideólogos da legenda governista, Andrei Isayev, disse que este ano seu partido "apoia plenamente" os lemas sindicais e "não teme críticas ao Governo", já que "esse é o processo democrático normal".

Por sua vez, o partido Rússia Justa, a esquerda do Governo russo, reuniu entre 5 mil e 6 mil pessoas num protesto que, apesar de restrito a ruas menores da capital, foi bem mais combativo, já que trouxe lemas como "Burguês, devolva o dinheiro ao povo!" e "Não permitiremos que alguém lucre com a crise".

Já o Partido Comunista, pregando a renúncia do Governo e a entrega do poder ao povo trabalhador, foi o único da oposição a receber autorização para uma marcha por Moscou, para a qual, junto com outras forças de esquerda, atraiu mais de 10 mil pessoas.

Autorizados a realizar apenas um comício, os partidos liberais e o Solidariedade, o movimento mais perseguido pelas autoridades, se reuniram sob o lema "O poder deve estar sob o controle da poplação".

Leia mais sobre: Dia do Trabalho

    Leia tudo sobre: dia do trabalho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG