Dezenas de milhares de mexicanos marcham contra a violência

México, 30 ago (EFE).- Dezenas de milhares de mexicanos, vestidos de branco, começaram na tarde deste sábado a marchar em diferentes cidades do país contra a violência, convocadas sob o lema Iluminemos o México, para expressar seu cansaço em relação à ação do crime organizado.

EFE |

Apesar da chuva que caía sobre a capital mexicana, os manifestantes, que carregavam velas e flores, ocupavam mais de dois quilômetros do Passeio da Reforma, para onde foram convocados por diversas organizações civis.

No Monumento do Ángel de la Independencia, onde tinha sido convocada de início a manifestação, os presentes deixaram milhares de velas de todas as cores e se encaminharam em direção a praça central da capital, a cerca de cinco quilômetros de distância.

Embora os organizadores tenham pedido para não mostrar cartazes, milhares deles expressaram seu repúdio à violência com o lema de "Basta já à violência" e com pedidos às autoridades para que ponham fim à impunidade dos delinqüentes.

Um dos coordenadores do "Iluminemos o México", Eduardo Carrillo, disse à Agência Efe que a esta marcha se somaram pessoas de todos os grupos sociais: trabalhadores, donas de casa, famílias inteiras, intelectuais, estudantes e empresários.

Carrillo assegurou que esta é a primeira vez que as organizações civis exigem das autoridades que cumpram os compromissos nos tempos estabelecidos e se comprometem a manter uma vigilância sobre todos os órgãos de segurança. EFE ea/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG