Dezenas de homossexuais começam 2010 se casando em New Hampshire, nos EUA

WASHINGTON - Dezenas de casais de homossexuais marcaram o começo do ano se casando perante os tribunais de New Hampshire, que a partir desta sexta-feira foi o quinto estado dos EUA a reconhecer os casamentos de pessoas do mesmo sexo, com a entrada em vigor de uma nova lei.

EFE |

A legislação começou a ser aplicável no estado logo depois da meia-noite, embora não reconheça novos direitos aos casais de homossexuais que, dois anos atrás, já tinham obtido o reconhecimento em New Hampshire das uniões civis.

Antes do amanhecer, e com temperaturas de seis graus abaixo de zero, cerca de 150 pessoas se tinham juntado no centro de Concord, capital de New Hampshire, para se casar ou para participar como testemunhas das uniões oficializadas por um juiz de paz.

Os estados de Massachusetts, Connecticut, Iowa e Vermont já admitem os casamentos do mesmo sexo e lhes concedem todos os direitos de casais. Na capital dos EUA, Washington, está em trâmite o reconhecimento legal das uniões homossexuais.

No caso de New Hampshire, a lei que entrou em vigência simplesmente elimina a distinção de status, de modo que tanto os casais heterossexuais como as homossexuais são reconhecidos como casados.

Leia mais sobre: casamento gay

    Leia tudo sobre: casamento gay

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG