Bruxelas, 25 ago (EFE).- Uma coalizão belga de ONGs convocou 10 mil pessoas para participar, no próximo sábado, de uma grande coreografia em uma praia de Oostende, no norte da Bélgica, e gravar um videoclipe, uma iniciativa destinada a pedir um acordo político global contra a mudança climática.

Esta "cine-manifestação" será dirigida pelo diretor belga Nic Balthazar, e busca superar o sucesso da convocação semelhante do ano passado, que reuniu cerca de 6 mil pessoas na praia do Mar do Norte.

A iniciativa pretende pressionar os líderes políticos de todo o mundo para que "alcancem um acordo sobre a redução drástica das emissões de gases que causam a mudança climática", afirma a Coalizão Climat, em seu site.

Os participantes dançarão ao ritmo de "Magnificent", música do grupo de rock irlandês U2, cujos direitos foram especialmente cedidos pela banda para a filmagem do videoclipe, segundo os organizadores.

A coreografia será inspirada nos espetáculos característicos das produções de Bollywood, "para lembrar que o clima é um assunto de todos, tanto do norte quanto do sul", informou a Coalizão Climat.

Vários sindicatos e diversas associações civis já confirmaram sua participação, assim como uma longa lista de artistas belgas e milhares de voluntários, segundo os organizadores. EFE ahg/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.