Detido nas Filipinas cofundador do Abu Sayyaf

Manila, 16 dez (EFE).- Um suposto cofundador da organização extremista muçulmana Abu Sayyaf foi detido hoje no aeroporto internacional da capital das Filipinas, informaram as forças de segurança.

EFE |

Abdul Basir Latip foi detido no terminal, aonde chegou em um voo procedente de Jacarta, segundo o chefe da unidade antiterrorista do Departamento de Investigação Nacional filipino, Ricardo Diaz.

A detenção aconteceu a pedido da Embaixada dos Estados Unidos, país que relaciona o detido com o sequestro de um cidadão americano em 1993, e que oferecia uma recompensa de US$ 1,5 milhão pela captura.

Latip, também procurado pela Interpol, é acusado por um tribunal de Washington de ter ordenado o sequestro do missionário protestante Charles Walton, libertado após o pagamento de um resgate.

Quando foi algemado esta manhã, o suspeito negou ser membro do Abu Sayyaf, mas reconheceu ter sido amigo de Abdurajak Abubakar Janjalani, que no início dos anos 90 recrutou ex-combatentes da guerra do Afeganistão para fundar o grupo radical islâmico. EFE csm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG