esquema da pirâmide - Mundo - iG" /

Detido empresário nova-iorquino suspeito de montar esquema da pirâmide

O presidente de uma sociedade de investimentos nova-iorquino, suspeito de ter montado um esquema da pirâmide e desviado cerca de 380 milhões de dólares, foi detido na noite de terça-feira, segundo a imprensa americana.

AFP |

De acordo o Long Island Business News, Nicholas Cosmo, diretor-geral da Agape World Inc., uma empresa especializada em créditos comerciais, é suspeito de ter montado uma fraude do tipo Ponzi, na qual o dinheiro dos últimos investidores remunera os anteriores.

Mais de 1.500 investidores teriam sido vítimas desta fraude, e o valor desviado pode chegar a 380 milhões de dólares, segundo o FBI e os serviços postais.

Entrevistado pelo jornal, Cosmo, que deve se apresentar à Justiça nesta terça-feira, se defendeu de ser o autor da fraude.

Os investidores da Agape World declararam que suspeitavam "de não ter realmente investido seu dinheiro, ams de tê-lo gasto ou arruinado na Bolsa".

A sociedade prometia rendimentos de mais de 14% em 72 dias somente, indicou o Long Island Business News.

Com 37 anos de idade, Nicholas Cosmo já foi condenado antes a 21 meses de prisão por fraudes, e fundou a Agape World quando foi libertado em 2000.

As somas que Cosmo é suspeito de ter desviado são pequenas em comparação com o escândalo Bernard Madoff, que enfrenta processo na justiça por uma fraude do mesmo tipo da ordem de 50 bilhões de dólares, revelada em dezembro.

ao-jug/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG