Detentos mexicanos fogem em massa de prisão na fronteira com EUA

Mais de 140 presos teriam fugido pela porta da frente de prisão de Nuevo Laredo, cidade no nordeste do México na fronteira com EUA

iG São Paulo |

Mais de 140 presos fugiram na manhã desta sexta-feira de uma prisão de Nuevo Laredo, cidade do nordeste do México na fronteira com os EUA, em uma das maiores fugas dos últimos anos, indicou uma fonte penitenciária à AFP.

Acredita-se que a maioria dos prisioneiros estava cumprindo sentenças por tráfico de drogas. A polícia e os soldados lançaram uma grande operação para capturá-los.

"Aparentemente, os presos fugiram pela porta principal", declarou um funcionário do Centro de Execuções de Penas de Nuevo Laredo, no Estado de Tamaulipas, que pediu para não ser identificado.

Nenhuma fonte oficial confirmou a fuga até o momento, mas a imprensa mexicana fala em 148 fugitivos.

O sistema prisional do México luta para lidar com um influxo de agressores violentos presos na campanha do governo contra os cartéis de drogas.

Em setembro, 85 prisioneiros conseguiram fugir de uma prisão de Reynosa, outra cidade localizada perto da fronteira situada em Tamaulipas, no nordeste do México, onde já foram registradas dezenas de fugas desde o início do ano.

A região de fronteira ao norte do México é cenário de uma crescente atividade ilegal, enquanto os cartéis combatem as forças de segurança e entram em choque uns com os outros para lutar pelo controle das rotas de contrabando em direção aos EUA.

A capacidade dos cartéis de drogas para a violência e sua habilidade para pagar grandes subornos lhes dá um considerável poder de subverter o sistema prisional e soltar seus membros.

Em julho, promotores do México acusaram guardas em uma prisão no Estado de Durango de permitir que detentos saíssem da prisão para realizar assassinatos pelos cartéis e de lhes emprestar armas e veículos.

*Com AFP e BBC

    Leia tudo sobre: méxiconarcotráficocartéis de drogaseua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG