Deslizamento soterra cerca de 300 casas no México

Até mil pessoas podem ter sido soterradas enquanto dormiam, afirmou o governador do Estado de Oaxaca

iG São Paulo |

Um deslizamento de terra deixou cerca de 300 casas soterradas no sudoeste do México na manhã desta terça-feira. Até mil pessoas podem ter sido soterradas enquanto dormiam, afirmou o governador do Estado de Oaxaca, Ulises Ruiz. "Havia entre 500 e 600 pessoas lá, até mesmo mil", disse Ruiz.

O deslizamento ocorreu por volta das 4h (6h em Brasília). Chuvas fortes nas montanhas de Oaxaca desestabilizaram o solo ao redor de Santa Maria Tlahuitoltepec Mixe, município com 9 mil habitantes a cerca de quatro horas da capital do Estado, a cidade de Oaxaca. Uma montanha de aproximadamente 200 metros desabou sobre centenas de casas, segundo o governador.

Autoridades disseram que o Exército e equipes de resgate vão demorar para realizar seu trabalho por causa do mau tempo e das dificuldades geográficas. As estradas que chegam ao local foram bloqueadas por outros deslizamentos, e diversos rios transbordaram seus leitos.

“Esperamos chegar a tempo para resgatar essas pessoas”, disse Ruiz, citado pela CNN. Segundo o governador, um avião Hércules viajará em breve ao local levando máquinas pesadas e socorristas para o resgate.

A região tem sido castigada por fortes chuvas nas últimas duas semanas, em especial por causa da tempestade tropical Matthew, que segue parada sobre a área nesta terça-feira. Cerca de 300 milímetros de água caíram nos últimos três dias sobre a região, e a previsão é de mais chuva.

Sete municípios de Oaxaca, uma das regiões mais pobres do México, já decretaram estado de emergência por causa das fortes chuvas.

* Com Reuters

    Leia tudo sobre: deslizamentoméxicosoterramento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG