Deslizamento em cidade do norte do Peru mata 12

Lima, 13 abr (EFE).- Pelo menos 12 pessoas morreram após um deslizamento de terra decorrente das chuvas torrenciais que caíram na cidade de Retamas, no norte do Peru, confirmaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Uma delegação do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) peruano, liderada por seu diretor para a região de La Libertad, Eduardo Fiestas, viajará hoje à zona.

Fiestas relatou que, "caso as chuvas continuem, o problema pode se agravar em Retamas", cidade situada na base de um morro e que se dedica à extração formal de ouro e prata.

O diretor regional da Indeci explicou que muitas pessoas que se dedicam à mineração informal em Retamas realizam atividades que prejudicam a estabilidade do solo.

Fiestas acrescentou que, com as chuvas torrenciais, o material e os resíduos deixados por estes garimpeiros são arrastados pela encosta do morro até o povoado.

Segundo diversos veículos de imprensa peruanos, dezenas de casas podem ter sido afetadas pelo deslizamento de terra.

Quase 50 pessoas morreram no Peru desde outubro de 2008 em consequência de chuvas torrenciais, que provocaram deslizamentos de lodo e pedras, além de enchentes e transbordamento de rios. EFE wat/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG