Deslizamento de terra na Colômbia deixa até 30 pessoas soterradas

Avalanche de 100 mil metros cúbicos de lama ocorreu na estrada que liga Medellín, capital de Antioquia, ao oeste do departamento

iG São Paulo |

Entre 20 e 30 pessoas continuam soterradas no Departamento de Antioquia, no noroeste da Colômbia, após um deslizamento de terra ocorrido nesta segunda-feira em decorrência das fortes chuvas que caíram na região, informaram hoje fontes oficiais.

O diretor do Departamento Administrativo de Atendimento e Recuperação de Desastres (Dapard) de Antioquia, John Freddy Rendón, explicou à Radio Caracol que "entre 20 e 30 pessoas estão soterradas" no local.
nullRendón indicou que desde cedo foram retomados os trabalhos de resgate das vítimas, com especialistas de Defesa Civil, dos bombeiros e da Cruz Vermelha, mas reconheceu que o trabalho está "bastante difícil" porque há grandes quantidades de terras, lodo e pedras sobre a estrada. Ele afirmou também que a terra "ainda está mole pela quantidade de água que caiu", por isso que a via está interditada ao tráfego para "evitar que ocorra uma tragédia maior".

O deslizamento de 100 mil metros cúbicos de lama ocorreu nesta segunda-feira na estrada que liga Medellín, capital de Antioquia, ao oeste do departamento. A avalanche de terra destruiu seis casas. Ela ocorreu quando um número ainda não determinado de pessoas estava na estrada fazendo baldeação entre dois ônibus, afirmou Rendón.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, viajará hoje ao local da tragédia para supervisionar o complicado resgate das vítimas, entre as quais poderia haver várias crianças, segundo a imprensa local.

A atual temporada de chuvas na Colômbia deixou neste ano pelo menos 74 mortos e mais de 812 mil desabrigados em todo o país, segundo o último relatório do Ministério do Interior e Justiça.

No México, deslizamentos desta terça-feira deixaram ao menos oito mortos.

* Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: colômbiadeslizamentosoterrados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG