Deslizamento de terra deixa pelo menos 15 mortos na Indonésia

Jacarta, 24 fev (EFE).- Pelo menos 15 pessoas morreram e 49 seguem soterradas depois de um deslizamento de terras na noite desta terça-feira em decorrência de chuvas torrenciais que atingem a ilha de Java, na Indonésia.

EFE |

As autoridades do país chegaram a afirmar que havia poucas esperanças de retirar sobreviventes do local, mas durante a manhã de quarta-feira, pelo horário local, 15 sobreviventes foram retirados com vida. Eles sofreram ferimentos de diferentes gravidades, e foram transferidos para hospitais da região.

A operação de salvamento com escavadeiras, conduzida por policiais e militares, está sendo dificultada pelo tamanho da cratera que foi aberta.

O local do acidente, além disso, fica em uma área montanhosa de difícil acesso, lamentou o porta-voz da Agência Nacional de Enfrentamento de Desastres, Priyadi Kardono.

As chuvas continuam a cair, e obrigaram a evacuação de aproximadamente 600 moradores da zona afetada pelo desmoronamento.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, deve visitar o local na tarde desta quarta-feira.

O deslizamento aconteceu após vários dias de intensas precipitações, habituais durante a estação chuvosa, que na Indonésia dura de novembro a fevereiro.

A cada ano, dezenas de pessoas morrem em inundações e avalanches durante esta época e, segundo ecologistas, os problemas se agravaram pelo crescente desmatamento. A ausência de árvores em zonas onde houve a ação de madeireiras aumenta o risco de problemas. EFE ind/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG