partícula de Deus acredita em sucesso do LHC - Mundo - iG" /

Descobridor da partícula de Deus acredita em sucesso do LHC

O cientista britânico que deu nome à chamada partícula de Deus afirmou acreditar que a mesma será encontrada pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, que começou a funcionar nesta quarta-feira na fronteira entre França e Suíça.

AFP |

"Acredito que é bastante provável que o LHC encontre esta partícula", disse o professor Peter Higgs, 79 anos, poucas horas depois do início do funcionamento do gigantesco acelerador, que foi inaugurado perto de Genebra pela Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

O físico britânico descobriu por dedução em 1964 el bóson de Higgs, que permitiria explicar a origem da massa e a razão pela qual algumas partículas estão curiosamente desprovidas dela.

Esta partícula instável, que tem sido chamada de "divina" porque muitos cientistas a estudam sem ter demonstrado sua existência, guia há décadas o mundo da física das partículas.

Entre os problemas que o LHC pode responder está justamente a confirmação da existência desta partícula por meio de uma experiência, o que representaria a última peça do quebra-cabeças chamado 'Modelo Standard', que resume os conhecimentos atuais da física das partículas.

bur/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG