Descoberto o menor planeta fora do sistema solar

Cientistas espanhóis anunciaram nesta quarta-feira a descoberta do menor planeta fora do sistema solar, batizado de GJ 436T e situado a 30 anos-luz da Terra, na constelação de Leão.

Este planeta extra-solar foi detectado graças a uma nova técnica que permitirá que "em menos de uma década encontremos o primeiro planeta similar à Terra em massa e órbita", explicou Ignasi Ribas, do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC).

"GJ 436T" tem uma massa cinco vezes superior à da Terra, o que significa que ele é o menor "exoplaneta" descoberto entre os aproximadamente 300 detectados até agora, de acordo com Ribas.

Para poder ter vida, um planeta precisa ter uma massa similar a da Terra, água líquida na superfície, uma atmosfera e uma distância orbital em relação a sua estrela semelhante à da Terra com o Sol - não é o caso do novo exoplaneta.

Segundo os primeiros cálculos da equipe de pesquisadores, "GJ 436T" completa uma rotação a cada 4,2 dias terrestres e uma volta ao redor de seu sol a cada 5,2 dias.

ot/cl/sd