Descoberto manuscrito de Pablo Neruda dedicado à sobrinha de sua esposa

Santiago do Chile, 6 jul (EFE).- Um advogado e colecionador chilena revelou a existência de um livro manuscrito que o poeta Pablo Neruda dedicou à Alicia Urrutia, sobrinha de sua esposa Matilde, em 1969.

EFE |

Segundo revelou Nurieldín Hermosilla ao jornal "El Mercurio", o livro foi obtido por meio de um livreiro, que por sua vez o comprou a uma pessoa não identificada, por "uma soma muito alta".

A série de poemas, segundo assinalou o diário, é dedicada à Alicia Urrutia, a jovem sobrinha de sua esposa Matilde, por quem Neruda se apaixonou já no final de sua vida.

De acordo com Hermosilla, que possui uma vasta coleção de objetos do Prêmio Nobel de 1971, não há possibilidade de que os poemas, reunidos sob o título "Album de la Isla Negra", sejam uma falsificação.

"Sempre me fixo no 'P' de Pablo: é muito difícil de imitar.

Corresponde tudo: caligrafia, estilo, sistema", disse o colecionador, que destacou que os poemas estão escritos com sua característica tinta verde e com desenhos.

"O álbum é uma direta e definitiva comprovação de seu amor por Alicia", disse.

Alicia Urrutia, que vive supostamente na cidade nortista de Arica, foi amparada junto à sua filha Rosario na casa de Neruda em Isla Negra, no início dos anos 60.

No manuscrito de 14 páginas, se pode ler a dedicatória que Neruda dedica a Alicia, com tinta verde e várias flores.

"Isla Negra. Pablo Neruda. Para que navegues pela minha poesia.

Para minha querida Alicia", diz o texto.

Em algumas páginas, às quais teve acesso o diário, há os seguintes versos: "Aqui em Isla Negra está a onda/ estrelada que traz tua lembrança do céu".

"Em teus sonhos nascem as ondas azuis/ que guardo neste livro perdido/ Eu coleciono tuas lágrimas/ Elas voam a uma caixa que guardo em um jardim aonde só chega tua sombra", continua.

"Aqui está a árvore do esquecimento/ dela tirei um pedaço de madeira para gravar teu nome", diz o poeta. EFE pg/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG