Descoberto avião militar americano que caiu em 1942

Mergulhadores canadenses descobriram a fuselagem de um hidroavião militar americano que afundou em 1942 nas águas do golfo de Saint-Laurent, no leste do Canadá, anunciou nesta quinta-feira o governo de Ottawa, afirmando que pretende trazer de volta à superfície os restos mortais de cinco tripulantes.

AFP |

Arqueólogos da agência de Parques Nacionais descobriram ao largo da aldeia de Longue-Pointe-de-Mingan, 1.000 km a nordeste de Montreal, "um avião que acreditam ser o PBY 5A da US Army Air Force", que afundou perto dali no dia 2 de novembro de 1942.

"Os dados do sonar lateral indicam que o avião parece estar em bom estado, e que talvez seja possível encontrar restos humanos", destacou o ministério do Meio Ambiente em comunicado.

No dia 2 de novembro de 1942, o PBY 5A afundou ao tentar decolar com ondas de até 2 metros de altura.

Quatro passageiros foram resgatados por pescadores, mas os outros cinco não conseguiram sair do aparelho e morreram afogados.

Uma operação para confirmar oficialmente a identidade do hidroavião e estudar a possibilidade de recuperar restos humanos deve ser conduzida "nas próximas semanas" pelas autoridades canadenses e americanas, com a ajuda de mergulhadores e submarinos teleguiados.

sab/yw/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG