Descoberta proteína essencial para desenvolvimento do sistema vascular

(embargada até às 14h, horário de Brasília) Londres, 30 abr (EFE).- Cientistas britânicos descobriram que uma proteína é essencial para o crescimento dos vasos sanguíneos e o posterior desenvolvimento do sistema vascular, diz um artigo publicado hoje pela revista Nature.

EFE |

O crescimento dos vasos sanguíneos, a angiogênese, depende de um único composto proteínico que faz parte de uma enzima, a proteína p110 alpha.

Segundo os pesquisadores, da Universidade Queen Mary de Londres, localizar a função desta proteína poderia oferecer um caminho para tratar o câncer graças à prevenção da formação de células sanguíneas tumorais.

A descoberta aconteceu após embriões de ratos de laboratório incapazes de fabricar esta proteína desenvolverem os principais vasos sanguíneos, tais como a artéria aorta, embora não tenham podido completar o sistema circulatório e morrerem antes de nascer.

A proteína chave é uma subunidade da enzima Fosfatidilinositol 3 quinase (PI3 quinase), que participa da transmissão de sinais celulares e do crescimento de determinados tipos de tecidos. EFE vmg/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG