Descoberta de novo planeta pode auxiliar busca por vida extraterrestre

Madri, 9 abr (EFE).- A descoberta de um novo planeta de pequenas dimensões fora do sistema solar, na constelação de Leão, representa mais um passo para encontrar planetas com características parecidas com as da Terra, e que possam abrigar, ou ter abrigado no passado, algum tipo de vida.

Assim anunciou hoje Ignasi Ribas, pesquisador do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC), que junto a Andreu Font apresentou esse novo planeta, denominado GJ 436c, que é de tipo rochoso, e se encontra a 30 anos luz da Terra.

A descoberta, que aparece publicada no último número da revista "Astrophysical Journal Letters", "é um pequeno passo a mais para encontrar planetas com uma superfície similar às da Terra, e a uma distância de sua estrela que lhe permita ter as características adequadas para abrigar vida", segundo Ribas.

O cientista espanhol previu que uma descoberta desse tipo poderia ocorrer dentro de uma década, embora em nenhuma hipótese, segundo ele, se tratará de um "clone" de nosso mundo. EFE td/gs