Desbaratada rede da máfia calabresa distribuidora da coca colombiana

A polícia italiana desarticulou uma importante rede da máfia calabresa, a Ndranghetta, encarregada de distribuir, na Itália, cocaína proveniente da Colômbia, disseram fontes oficiais nesta terça-feira.

AFP |

Ao todo, 39 pessoas foram detidas em várias cidades da península, acusadas de tráfico internacional de drogas, em particular de cocaína e heroína, acrescentaram as mesmas fontes.

Na operação da polícia de Reggio Calabria (sul), em andamento desde o início de 2005, foram descobertos laços entre poderosos clãs mafiosos calabreses e as organizações criminosas de Colômbia e Marrocos, fornecedoras de coca, heroína e maconha.

Entre os detidos, há vários figurões das máfias Pelle-Vottari e Sergi-Marando di Plati, encarregados de adquirir a droga no exterior para, depois, distribuí-la em toda a Itália, graças a uma rede com ramificações em regiões como Veneto, Lombardia e Emilia Romana, explicou a mesma fonte.

Com a Operação "Overland New", completam-se as investigações iniciadas com a detenção, em dezembro de 2005, dos irmãos Antonio e Francesco Cataldo.

De acordo com um relatório divulgado em fevereiro passado pela Comissão Antimáfia do Parlamento italiano, a organização trabalha com o sistema de células, "como a estrutura terrorista islamita Al-Qaeda", para evitar que a desmobilização de uma unidade arraste o restante da rede.

kv/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG