Desativado alerta de tsunami após terremoto em Honduras

Manila, 28 mai (EFE).- O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico desativou o alarme para o Caribe e a América Central, exceto Porto Rico e Ilhas Virgens, que iniciou devido ao terremoto de 7,1 graus na escala Richter que atingiu hoje o litoral de Honduras.

EFE |

O instituto, situado no Havaí (Estados Unidos), tinha advertido que existia a possibilidade de um tsunami em uma área de 100 quilômetros de raio do epicentro do terremoto, o que afetava Honduras, Belize e Guatemala.

O potente terremoto foi sentido em Tegucigalpa, capital de Honduras, segundo testemunhas, e não se sabe se deixou vítimas ou prejuízos materiais, por enquanto.

O tremor ocorreu às 3h24 (5h24 de Brasília) e o hipocentro foi localizado a 130 quilômetros de La Ceiba, no litoral norte hondurenho, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos.

Pouco depois do terremoto, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso para todos os países litorâneos do Caribe, com exceção de Porto Rico e Ilhas Virgens, e advertiu às autoridades da região que tomem medidas perante esta eventualidade.

Além disso, afirmou que, em áreas mais afastadas ao epicentro - situado a 10 quilômetros de profundidade -, pode ocorrer ocasionalmente fortes ondas e movimentos incomuns das marés. EFE zm-rml-mr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG