Desastres naturais deixam ao menos 138 mortos na Indonésia

Terremoto seguido de tsunami matou 113 e deixou centenas desaparecidos; outros 25 morreram após erupção de vulcão

iG São Paulo |

Uma sucessão de desastres naturais mataram ao menos 138 pessoas e deixaram centenas de desaparecidos nesta terça-feira na Indonésia.

Um terremoto seguido de tsunami deixou ao menos 113 pessoas mortas e centenas desaparecidas na costa oeste do país. O tremor de 7,7 graus de magnitude atingiu a região das ilhas Mentawai, ao oeste de Sumatra.

Segundo autoridades locais, o tremor destruiu a maioria das casas localizadas no vilarejo costeiro de Betu Monga. No vilarejo de Muntei Baru, ondas de cerca de três metros destruíram 80% das construções.

"O setor de segurança ouviu pessoas dizendo que não puderam segurar seus filhos, que eles foram arrastados", afirmou Hardimansyah, um alto funcionário da regional do Departamento de Pesca. "Todo mundo saIu correndo", disse uma moradora. "Ficamos olhando para trás para ver se uma onda estava vindo", acrescentou outra mulher.

Vulcão

Também nesta terça-feira, o vulcão Monte Merapi entrou em erupção na Indonésia, causou estragos e deixou ao menos 25 mortos, incluindo um bebê de dois meses, segundo disseram fontes médicas à Associated Press.

Na segunda-feira, mais de 11 mil pessoas tinham começado a deixar suas casas por causa da iminente erupção do Monte Merapi.

A Indonésia está localizada no chamado "anel de fogo do Pacífico", uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo. Em setembro de 2009, mais de mil pessoas morreram em um terremoto na ilha de Sumatra.

You need to upgrade your Flash Player
    Leia tudo sobre: indonésiatsunamiterremotovulcão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG