Desarmamento nuclear norte-coreano: negociações começarão na próxima quinta

Os representantes dos seis países que participam das negociações sobre o fim do programa nuclear da Coréia do Norte se reunirão na próxima quinta-feira, em Pequim, revelou nesta terça o principal negociador sul-coreano, Kim Sook.

AFP |

"Os principais negociadores dos Seis (Estados Unidos, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Rússia e Japão) estarão reunidos nesta quinta-feira, em Pequim, para o início oficial das negociações", disse Kim Sook antes de partir para a capital chinesa.

Ao final de uma série de conversações em Pequim, a Coréia do Norte aceitou, em 13 de fevereiro de 2007, desativar e depois desmantelar seu programa nuclear, em troca de um milhão de toneladas de petróleo (ou equivalente) e da perspectiva de uma normalização de suas relações com os Estados Unidos.

No final de junho passado, o regime norte-coreano entregou um inventário de suas atividades nucleares e destruiu a torre de resfriamento de seu reator de Yognbyon, símbolo do programa nuclear do país.

Estes dois gestos fizeram renascer a esperança de uma rápida retomada das negociações entre os Seis, estancadas há nove meses.

lim/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG