Derrota em Massachusetts estraga 1º aniversário de Obama no poder

Washington, 20 jan (EFE).- O presidente de EUA, Barack Obama, completa hoje seu primeiro ano no poder com amargando a derrota democrata nas eleições de ontem ao Senado em Massachusetts, que faz com que o partido perca a maioria absoluta na Câmara Alta e põe em risco a reforma do sistema de saúde.

EFE |

Obama não deve celebrar o aniversário com nenhum ato público ou festa especial, segundo a Casa Branca.

O presidente dedicará a jornada à assinatura de um documento para impedir que evasores fiscais possam conseguir licitações federais e participará de um ato para comemorar o Mês Nacional do Tutor, segundo a Casa Branca.

O aniversário da posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos coincide com a perda da maioria absoluta dos democratas no Senado, depois que o republicano Scott Brown derrotou a fiscal estadual Martha Coakley no pleito realizado nesta terça, em Massachusetts, para designar o sucessor do senador Ted Kennedy, morto em agosto.

Os republicanos terão agora 41 cadeiras, contra 59 dos democratas, o número mínimo para que o partido da oposição possa vetar as propostas legislativas da maioria.

A perda da maioria absoluta ameaça a reforma sanitária, a grande prioridade legislativa de Obama.

Tanto o Senado como a Câmara de Representantes aprovaram projetos de lei sobre a reforma, que agora devem ser unidos, mas os republicanos se opõem taxativamente à medida. EFE mv/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG