Tamanho do texto

Deputados do Partido Radical Sérvio (SRS, ultranacionalista) levantaram cartazes nesta quarta-feira no Parlamento chamando o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que visita Belgrado, de lixo nazista.

Alguns deputados do SRS, vestidos com camisas brancas com uma foto de seu líder preso em Haia, Vojislav Seselkh, exibiram os cartazes no início da sessão parlamentar, segundo a agência de notícias sérvia Beta.

A frase, em inglês, afirmava: "Biden, lixo nazista, volte para casa" (Biden, you nazi scum, go home).

O SRS tem 20% das cadeiras do Parlamento, que tem 250 deputados, e não concorda com a visita à Sérvia do vice-presidente americano, que considera um político com posições antissérvias.

O vice-presidente dos Estados Unidos desembarcou nesta quarta-feira em Belgrado, segunda etapa de uma viagem pelos Bálcãs que também o levará a Kosovo.

A visita de Biden, a maior autoridade de um governo americano a viajar à Sérvia desde 1980, quando o então presidente Jimmy Carter fez a mesma viagem, pretende reforçar os laços com Belgrado, abalados após o apoio de Washington à declaração unilateral de independência de Kosovo.

Biden deve se reunir com o presidente sérvio, Boris Tadic, com o primeiro-ministro Mirko Cvetkovic e com o ministro da Defesa, Dragan Sutanovac.

Na quinta-feira, Biden viajará a Kosovo e na sexta-feira seguirá para o Líbano.

mat/fp