lixo nazista - Mundo - iG" /

Deputados radicais sérvios chamam Biden de lixo nazista

Deputados do Partido Radical Sérvio (SRS, ultranacionalista) levantaram cartazes nesta quarta-feira no Parlamento chamando o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que visita Belgrado, de lixo nazista.

AFP |

Alguns deputados do SRS, vestidos com camisas brancas com uma foto de seu líder preso em Haia, Vojislav Seselkh, exibiram os cartazes no início da sessão parlamentar, segundo a agência de notícias sérvia Beta.

A frase, em inglês, afirmava: "Biden, lixo nazista, volte para casa" (Biden, you nazi scum, go home).

O SRS tem 20% das cadeiras do Parlamento, que tem 250 deputados, e não concorda com a visita à Sérvia do vice-presidente americano, que considera um político com posições antissérvias.

O vice-presidente dos Estados Unidos desembarcou nesta quarta-feira em Belgrado, segunda etapa de uma viagem pelos Bálcãs que também o levará a Kosovo.

A visita de Biden, a maior autoridade de um governo americano a viajar à Sérvia desde 1980, quando o então presidente Jimmy Carter fez a mesma viagem, pretende reforçar os laços com Belgrado, abalados após o apoio de Washington à declaração unilateral de independência de Kosovo.

Biden deve se reunir com o presidente sérvio, Boris Tadic, com o primeiro-ministro Mirko Cvetkovic e com o ministro da Defesa, Dragan Sutanovac.

Na quinta-feira, Biden viajará a Kosovo e na sexta-feira seguirá para o Líbano.

mat/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG