oportunidade histórica - Mundo - iG" /

Deputados iranianos querem que 5+1 aproveite oportunidade histórica

Duzentos e trinta e nove dos 290 deputados iranianos pediram nesta terça-feira ao grupo de grandes potências 5+1 que aproveite o que consideram uma oportunidade histórica, as discussões sobre o tema nuclear de 1º de outubro em Genebra, informa o site da TV estatal.

AFP |

"A quinta-feira representará um teste muito importante para o grupo 5+1", afirmam os deputados em um comunicado.

"Expressamos nosso apoio às conversações e advertimos aos países negociadores que se trata de uma oportunidade histórica para resolver o problema", completa o texto.

"Aconselhamos firmemente o grupo (5+1) a aproveitar esta histórica oportunidade. Se o grupo repetir os erros do passado, o Majlis (Parlamento), como já fez em ocasiões anteriores, colocará outros temas em sua agenda", conclui a nota, em uma ameaça implícita de recomendar uma redução ou suspensão da cooperação com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

O grupo 5+1 (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Rússia, Reino Unido) deseja que o Irã adeque seu programa nuclear às normas de não proliferação. Na quinta-feira acontecerá em Genebra a primeira negociação direta a respeito com a República Islâmica em 14 meses.

hif-jds/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG