carros inteligentes para reduzir mortes em estradas - Mundo - iG" /

Deputados europeus querem carros inteligentes para reduzir mortes em estradas

O Parlamento europeu discute, nesta quinta-feira, um relatório sobre a criação de carros inteligentes que ajudem a evitar acidentes. Cerca de 40 mil morrem nas estradas européias todos os anos.

BBC Brasil |

Por isso, segundo o correspondente da BBC em Strasbourg Simon Thomson, os parlamentares europeus estão analisando várias medidas com o objetivo de melhorar a segurança e cortar o número de acidentes e mortes nas estradas européias.

Os parlamentares acreditam que a resposta pode estar em tecnologias e modelos modernos.

eCall
Entre os dispositivos analisados, há um sistema estabilizador que daria ao motorista um aviso quando ele começasse a sair da estrada. Acredita-se que essa tecnologia possa ajudar a salvar 4 mil vidas por ano.

O relatório também irá pedir a introdução, em toda a Europa, de uma sistema de chamadas de emergência denominado eCall em todos os carros novos a partir de 2010.

Em caso de acidente, um mecanismo instalado no carro iria automaticamente alertar centros de emergência sobre a exata localização do veículo. O relatório estima que até 2,5 mil vidas poderiam ser salvas pelo dispositivo.

Segundo Thomson, os parlamentares querem colocar pressão sobre os fabricantes para que tecnologias desse tipo se tornem mais baratas e estejam disponíveis para todos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG