Deputados dos EUA aprovam resolução que apóia direito de defesa de Israel

Washington, 9 jan (EFE).- A Câmara de Representantes dos Estados Unidos se somou hoje ao Senado com a aprovação de uma resolução unânime de apoio aos ataques de Israel na Faixa de Gaza, e que exige ao Hamas o fim dos lançamentos de foguetes a território israelense.

EFE |

A resolução, que não é vinculativa, reflete a posição dos Estados Unidos de que "Israel, como qualquer outra nação, tem direito à autodefesa quando está sob ataque", disse a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi.

A medida, que recebeu 390 votos a favor e 5 contra, é similar à aprovada na quinta-feira por unanimidade pela Câmara Alta.

Entre outros elementos, exige que o grupo islâmico coloque fim aos ataques contra Israel, reconheça o direito do país a existir, renuncie à violência e elimine seu programa terrorista.

"Os ataques com foguetes e morteiros de Gaza, que aumentavam em freqüência e alcance, constituíram uma ameaça de segurança inaceitável à qual Israel tinha obrigação de responder", assegurou Pelosi.

Da mesma forma que o Governo do presidente George W. Bush, a líder democrata disse que qualquer cessar-fogo deve responder à origem do conflito para forjar um acordo de paz que seja "durável e sustentável".

Antes da votação, alguns legisladores expressaram preocupação com o conflito em Gaza e a crescente quantidade de mortes civis entre os palestinos desde que, em 27 de dezembro, teve início a ofensiva israelense.

Entre os que votaram contra a resolução figuraram o democrata Dennis Kucinich e o republicano e ex-candidato presidencial Ron Paul.

"Há uma responsabilidade política que creio que, às vezes, não vemos", acrescentou o legislador.

O democrata Keith Ellison, um dos dois muçulmanos na Câmara de Representantes, disse que apóia o direito de Israel de se defender, mas que a resolução, como tal, não faz o suficiente para encorajar um processo de paz. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG