Deputados dos EUA aprovam mais US$ 2 bilhões para programa de estímulo

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta sexta a liberação de US$ 2 bilhões adicionais para permitir a continuação do programa dinheiro por ferro-velho, que incentiva a compra de veículos mais novos.

EFE |

Com 316 votos a favor e 109 contra, os legisladores aprovaram a liberação de recursos adicionais poucas horas após serem informados, através do secretário de Transporte, Ray LaHood, que o programa estava esgotando rapidamente os fundos.

"Os consumidores respaldaram com suas carteiras este programa e indicaram que gostaram dele. Claramente, está fazendo o que devia fazer, promover a compra de carros novos nesta enfraquecida economia", disse o democrata Dave Obey, presidente da Comissão de Dotações Orçamentárias da Câmara Baixa e promotor do projeto de lei.

Origem do dinheiro

Os fundos aprovados hoje virão do plano de resgate econômico aprovado no começo do ano pelo Congresso, segundo explicou o líder da maioria democrata na Câmara Baixa, Steny Hoyer. O Senado deve aprovar a extensão do programa na próxima semana.

O programa, popularmente conhecido como "dinheiro por ferro-velho", foi concebido pelos legisladores por causa da crise econômica que afetou principalmente o setor automotivo americano, e seu objetivo é promover o crescimento econômico e combater a poluição ambiental.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou hoje que o programa será aplicado ainda neste fim de semana para os motoristas que cumprirem os requisitos e forem a uma concessionária para trocar seu carro usado por um que seja mais eficiente no consumo de combustíveis.

    Leia tudo sobre: euaprograma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG