Deputados dominicanos aprovam compra de oito aviões da Embraer

Santo Domingo, 11 nov (EFE).- A Câmara dos Deputados da República Dominicana aprovou hoje um polêmico empréstimo de US$ 93,7 milhões para adquirir no Brasil oito aviões Super Tucanos da Embraer que serão destinados ao combate ao narcotráfico.

EFE |

Apesar da rejeição dos deputados opositores, a aprovação foi obtida com a maioria na Câmara Baixa do governista Partido da Libertação Dominicana (PLD).

O empréstimo já tinha sido aprovado anteriormente pelo Senado e agora será enviado ao Poder Executivo para sua promulgação.

Legisladores opositores denunciaram que vários de seus colegas supostamente receberam dinheiro para emitir seu voto a favor.

No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Julio César Valentín, rejeitou essas acusações ao defender a honestidade da maioria dos legisladores "de todos os partidos".

Os deputados do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), o principal de oposição, e vários do também opositor Partido Reformista Social Cristão (PRSC) rejeitaram o projeto de empréstimo ao considerar que a soma destinada a adquirir os aviões deveria ser invertida em serviços de educação e saúde para a população.

O projeto foi impulsionado no Congresso dominicano pelas Forças Armadas, que defendem a necessidade de adquirir os aviões para resguardar o espaço aéreo e a costa nacional diante do avanço do narcotráfico internacional, que utiliza o país como ponte de suas operações. EFE rs/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG