Deputados alemães sugerem à Grécia a venda de ilhas para saldar dívidas

Berlim, 4 mar (EFE).- Dois deputados alemães, o liberal Frank Schäffler e o democrata-cristão Josef Schlarmann, presidente da associação conservadora para pequenas e médias empresas, recomendam à Grécia que venda algumas de suas ilhas para enfrentar o grave endividamento do país, segundo o jornal Bild.

EFE |

"O Estado grego deve desprender-se de forma radical de suas participações em empresas e também vender terrenos, como por exemplo, suas ilhas desabitadas", sugere Schäffler, membro da comissão parlamentar de finanças.

O liberal argumenta ao jornal, além disso, que a chanceler Angela Merkel "não deve prometer ajudas" à Grécia.

A chanceler democrata-cristã se reunirá amanhã em Berlim com o primeiro-ministro grego, Yorgos Papandreu, em um encontro que abordará a situação financeira da Grécia, entre outros assuntos.

Para Schlarman, Atenas deve evitar a todo custo a falência, recorrendo, para isso, a qualquer medida que permita obter capital.

"A Grécia possui edifícios, empresas e ilhas desabitadas, que poderiam ser usados para o pagamento das dívidas", afirma.

Atenas aprovou ontem um plano de choque com o qual pretende economizar aproximadamente 4,8 bilhões de euros para sanear a economia grega, que já acumula uma dívida de mais de 110% do Produto Interno Bruto (PIB) e um déficit de 12,7%.

As medidas contempladas pelo Executivo grego incluem congelar as pensões, reduzir os salários dos funcionários, subir os impostos das rendas mais altas e aumentar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

EFE nvm/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG