Deputado uruguaio assume Presidência do Parlamento do Mercosul

Montevidéu, 17 ago (EFE).- O deputado uruguaio Juan José Domínguez, do partido esquerdista Frente Ampla, assumiu hoje a Presidência do Parlamento do Mercosul (Parlasul), com a intenção de impulsionar a economia social e o cooperativismo dentro do bloco sul-americano.

EFE |

O Uruguai ocupa este semestre a Presidência temporária do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e, segundo as normas do organismo, também corresponde ao país nomear um representante para que ocupe a Presidência do Parlamento.

O uruguaio substitui no cargo o senador paraguaio Ignacio Mendoza, que ocupou o posto de 10 de fevereiro até hoje.

Em seu discurso de aceitação, Domínguez disse que sob sua Presidência o Parlasul terá como prioridade "impulsionar as atividades da economia social e o cooperativismo" e desenvolver a agricultura familiar, entendida como uma contribuição significativa às economias da região.

Domínguez estabeleceu como prioridade o respaldo ativo para que o Mercosul adote as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a promoção de cooperativas.

A defesa dos direitos humanos, "direitos que foram cerceados a nossos povos no passado recente de forma organizada por verdadeiras redes de terror", também será uma das prioridades da nova Presidência, disse Domínguez. EFE amr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG