esqueceu sua história - Mundo - iG" /

Deputado Florisvaldo Fier diz que Europa esqueceu sua história

Buenos Aires, 28 jun (EFE) - A Europa se esqueceu de sua história ao sancionar a chamada lei de retorno, que pune a imigração ilegal, afirmou hoje o deputado Florisvaldo Fier (PT-PR), depois de receber a Presidência de turno do Parlamento do Mercosul.

EFE |

"Os europeus, que durante os séculos XIX e XX chegaram aos milhares à América Latina como imigrantes, se esqueceram disso e da perseguição racista a qual sofreram na Segunda Guerra Mundial", advertiu Fier, ao encerrar as sessões que o Parlamento realizou na província de Tucumán, na Argentina.

Os parlamentares de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai abriram nesta sexta-feira as sessões com uma declaração de repúdio à regra de retorno de imigrantes irregulares aprovada em 18 de junho pelo Parlamento Europeu.

A medida, que entrará em vigor em 2010, dota os 27 países do bloco de um marco comum para tramitar a expulsão dos "imigrantes ilegais".

Por sua parte, os 66 parlamentares do Mercosul acordaram em voltar a se reunir em 27 de julho, durante a sessão desenvolvida no noroeste argentino, onde, na próxima terça-feira, será realizada a cúpula presidencial do bloco.

Fier considerou que um dos objetivos de sua Presidência será "dar mais visibilidade a este Parlamento e que seja o mais democrático possível".

"Assumir esta Presidência significa coordenar todos os nossos esforços na construção da cidadania sul-americana a fim de conseguir o compromisso de nossos povos", afirmou o deputado, que sucederá o presidente provisório do Senado argentino, José Pampuro, na direção do órgão legislativo. EFE ms/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG