Deputado do PT elogia a ideia argentina de descriminalizar as drogas

A postura do governo gobierno argentino de impulsionar a descriminalização da posse de drogas para consumo pessoal é exemplar para a América Latina, afirmou o deputado federal pelo PT, Paulo Teixeira, em declarações ao jornal Clarín neste sábado.

AFP |

"É um exemplo para toda a América Latina, uma crítica importante ao modelo da guerra das drogas. É fundamental porque geral uma influência de mudança de curso em todo o continente", afirmou o legislador depois de participar na Primeira Conferência Latino-americana sobre Política de Drogas, realizada esta semana em Buenos Aires.

Durante o encontro, o chefe de gabinete Aníbal Fernández e o juiz da Suprema Corte Eduardo Zaffaroni concordaram em reclamar a descriminalização das drogas para consumo pessoal.

"O uso, abuso ou dependência é claramente um problema de saúde que não se resolve através do sistema penal", afirmou Zaffaroni.

Segundo Paulo Teixera, o Brasil deveria modificar o que chamou de "política proibicionista".

"O proibicionismo coloca na prisão por tráfico pessoas sem antecedentes, desarmadas, que não são úteis no combate ao crime organizado. São descartáveis. E, o que é pior, dentro da prisão elas pioram", concluiu.

ls/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG